Histórico da Gestão Anterior

Reduzir, reciclar, reutilizar – os 3Rs fazem parte das condutas gerais de um mundo globalizado, no qual a consciência ecológica se torna obrigatória principalmente em se tratando de instituições públicas. Na maior universidade da América Latina, a Universidade de São Paulo, este não é um tema ignorado. A Agência USP de Inovação criou em 1994 o “USP Recicla – da pedagogia à tecnologia”, um programa permanente desenvolvido em seus sete campi nas cidades de: São Paulo, Bauru, Piracicaba, Pirassununga, Lorena, Ribeirão Preto e São Carlos.

Em 2000, sob a presidência da Prof. Dra. Lilian Rose Marques de Sá, a Comissão Interna do Programa USP Recicla na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia desta Universidade (FMVZ-USP), a Comissão FMVZ Recicla, implantou este ideal na Faculdade.

Em 2009, a Comissão passou a ser denominada Vet Recicla e pela Portaria número 52/2008 passou a ser constituída por um docente (coordenador), funcionários técnicos de alguns departamentos, funcionários da zeladoria e médico veterinário do Hospital Veterinário (HOVET), além de alunos indicados pelo Centro Acadêmico e pela Atlética, e também por participação de bolsistas e estagiários em Projetos.

Posteriormente, em 2016, passou a denominar-se “Comissão de Gestão de Resíduos da FMVZ-USP”, aplicando no dia-a-dia o princípio dos 3Rs, em ações simples do cotidiano, como descartar uma lata de refrigerante no local correto, à ações institucionais, como redução do uso de papel branco e de descartáveis na FMVZ, bem como com os resíduos perigosos do Hospital e laboratórios, entre outros.

A Comissão de Gestão de Resíduos da FMVZ-USP elaborou ações, iniciativas, levantamentos, palestras, ensinamentos, campanhas, entre outras atividades com intuito de conscientizar a instituição e as pessoas sobre o Meio Ambiente e a importância de uma gestão adequada dos resíduos.

Alguns exemplos:

  • Dia da Terra (2016).
  • Manual de Descarte de Resíduos da FMVZ-USP (implantado em 2017).
    Criado com o objetivo de informar sobre os procedimentos de descarte e a relevância do gerenciamento adequado dos resíduos gerados nas diversas atividades da FMVZ-USP tanto no campus São Paulo, como de Pirassununga.
  • Visita à Unidade de Tratamento de Resíduos.
  • Campanhas TerraCycle
    Para conscientizar as pessoas que frequentam a FMVZ-USP a descartarem resíduos como pilhas, baterias, capsulas de café, cartuchos e tôneres nos coletores específicos na instituição, assim como material escolar, esponjas e produtos de saúde bucal, para posterior envio à empresa TerraCycle para destinação correta e reciclagem.
  • Campanha redução do uso de copo descartável e incentivo ao uso de canecas.
  • Campanha de coleta de cápsulas de café e outras bebidas.
  • Campanha de coleta de cartuchos e tôneres.

As campanhas de resíduos da FMVZ-USP foram desenvolvidas pela Comissão de Gestão de Resíduos, através de diagnósticos de situação e observações que mostravam a necessidade de campanhas exclusivas para determinado resíduo.

Maiores informações ou para acessar os certificados da gestão anterior, acessar:
http://residuos.fmvz.usp.br/